domingo, 22 de maio de 2011

Desenhando no TikZ com imagens de referência (Ilustrações Vetoriais no LaTeX com TikZ)

Este tópico é uma continuação de Curvas no TikZ e é baseado no artigo tikz for image analysis de Hans Meine.
A idéia é usar uma imagem como referência para junto com o TikZ e o KTikZ redesenhá-la vetorialmente no LaTeX.
Atenção: Esta técnica com o KTikZ só é possível no Windows por oferecer um previem em tempo real. Não sei por que motivo não funciona no Linux. Como uma alternativa para o Linux podemos usar o TeXMaker. Mas neste caso devemos inserir o código completo e compilar, ou seja:

\documentclass{article}
\usepackage{tikz}
\begin{document}
 \begin{tikzpicture}
  %imagem aqui
 \end{tikzpicture}
\end{document}


Vamos considerar que você usará o Windows com o QTikZ instalado.
O artigo completo encontra-se em Desenhando no TikZ com imagens de referência disponível no Scribd.
Veja a seguir uma amostra das figuras encontradas no artigo.


E veja o link dos videos que eu disponibilizei no youtube.
O artigo completo encontra-se em Desenhando no TikZ com imagens de referência disponível no Scribd.
E veja também o tópico tutorial de curvas no TikZ, que é a primeira parte deste tópico.

Palavras-chave: Curvas com TikZ, smooth, bend, bezier, bézier, imagens de referência, ilustrações vetoriais no TikZ, desenhando no LaTeX com TikZ

3 comentários:

  1. Um dia eu gostaria de ver essa e outras postagens compiladas em um ebook. A falta de material em português, juntamente com a opinião medíocre da maioria desses frequentadores de fórum, que alegam que "não há público para comprar isso" é que detona com o mercado intelectual em língua portugesa, e acaba por desestimular a publicação de materiais tão ricos e bem elaborados como esses. Eu imagino que um site como o www.siteduzero.com não pensa assim. E veja como eles tem material! E livros publicados a partir de tutoriais bem elaborados. Fica aqui minha sugestão para este site que é, de longe, o melhor em língua portuguesa sobre esses assuntos.

    ResponderExcluir
  2. Fred, obrigado pelos comentários. Eu vi o site que você indicou e realmente é bem interessante. A intenção é que meu trabalho cresça ainda mais. Acho que público eu já tenho.

    ResponderExcluir
  3. Eu tava lendo aqui e veio uma vontade de saber tudo sobre pontos no tikz. Tem como fazer um tutorial supercompleto sobre como desenhar um ponto, com todas as opções possíveis?

    ResponderExcluir